EXAMES

Polissonografia

exame-05.jpg

Polissonografia (PSG)

O PSG consiste no registro simultâneo de algumas variáveis fisiológicas durante o sono, como por exemplo: eletroencefalograma (EEG), eletrooculograma (EOG), eletromiograma (EMG) mentoniano e/ou submentoniano, eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), outros movimentos corporais (ex:EMG tibial), gases sanguíneos (saturação de oxigênio, concentração de dióxido de carbono), entre outras.

O exame pode ser realizado também com CPAP (máscara que proporciona pressão positiva nas vias aéreas) para o tratamento de quadros de apnéia do sono.

Quando está indicado?

  • Quadros de insônias
  • Quadros de sonolência excessiva
  • Distúrbios respiratórios sono-dependentes
  • Comportamentos anormais durante o sono

Como é feito o exame?

O exame é realizado com o objetivo de reproduzir algumas das características habituais do paciente.

São colocados diversos eletrodos e sensores no corpo do paciente para o registro de atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, do nível de oxigênio no sangue, freqüência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios. Estes dispositivos são colocados externamente e o paciente não recebe nenhuma medicação no laboratório (ele deve continuar com a sua medicação habitual).

Os padrões característicos obtidos pelos sensores são registrados  e são interpretados posteriormente. Vários parâmetros podem ser analisados, tais como: o tempo que o paciente demora para adormecer, a quantidade de sono e das diferentes fases de sono, o número de eventos anormais (exemplo: apnéias do sono e de movimentos dos membros) e teor de oxigênio no sangue.

Existe alguma contraindicação?

O Polissonograma é contraindicado somente quando o paciente não está em seu estado habitual como, por exemplo:

  • Quadro gripal
  • Quadro febril
  • Qualquer outra condição clínica que impossibilite a realização do exame
  • Após viagem internacional com mudança de fuso horário

Pode haver alguma complicação durante o exame?

Absolutas: por se tratar de exame não invasivo, não há contra-indicações absolutas para sua realização.

Relativas: alguns pacientes podem apresentar quadros alérgicos a produtos utilizados na realização do exame, como por exemplo colódio elástico e a pasta condutora.

Qual o preparo necessário para realização do exame?

O paciente deve estar bem alimentado.

É orientado a manter suas atividades diárias normalmente. O uso de álcool deve ser avaliado individualmente; se o paciente não faz uso diário de bebida alcoólica, esta deve ser evitada no dia do exame.

Para melhor fixação dos eletrodos, o cabelo deve estar lavado e seco, sem utilização de produtos como gel, spray. Pacientes que não usam barba, devem fazê-la no dia do exame.

A retirada de medicações deve ser feita unicamente sob orientação do médico do paciente. Caso faça uso de antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, anti-psicóticos, recomenda-se um período de 14 dias para a realização do exame se a medicação for suspensa.

O paciente deve trazer seus objetos de uso pessoal: pijama ou camisola, chinelo, escova e pasta de dentes. Caso costume estranhar dormir com outros travesseiros, deve trazer o(s) seu(s) travesseiro(s).

O que faço para tirar dúvidas?

A Clínica Axon possui uma equipe altamente especializados na realização e interpretação de eletroencefalograma. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (17) 3632 1927.

FALE CONOSCO

Tirar suas dúvidas sobre os exames.

PRÉ AGENDE UMA CONSULTA 17 3632 1927