Tumor Cerebral

Tumor Cerebral

O tumor cerebral é caracterizado pelo crescimento anormal de células, no cérebro ou nas meninges, que pode acontecer devido a mutações genéticas ou ao desenvolvimento de metástases de câncer em outras partes do corpo.

Normalmente, os tumores cerebrais podem ser divididos em 4 grupos, de acordo com a sua velocidade de crescimento:

Tumor cerebral grau 1 e 2: tumor cerebral de crescimento lento que, raramente, se espalha para outras regiões do cérebro. Normalmente, são tumores cerebrais benignos, como glioma ou meningioma;
Tumor cerebral grau 3 e 4: geralmente, é um tumor cerebral maligno que apresenta crescimento rápido.

O tumor cerebral tem cura, principalmente quando é benigno e tem limites bem definidos, podendo ser combatido com quimioterapia, radioterapia ou retirado através de cirurgia.

Sintomas de tumor cerebral

Os principais sintomas de tumor cerebral incluem:

Dor de cabeça que se torna mais severa e frequente;
Náuseas e vômitos sem razão aparente;
Alterações na visão, como visão embaçada ou visão dupla, por exemplo;
Formigamento frequente nos braços ou pernas;
Dificuldade para manter o equilíbrio;
Convulsões frequentes;
Dificuldade para falar ou ouvir;
Alterações bruscas na personalidade.

Os sintomas de tumor cerebral são diferentes de acordo com o lobo cerebral afetado e por isso, em alguns casos podem ser confundidos com problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, por exemplo.